Linha de pré-tratamento completa e instalada, composta por transportadores de tela e diversos equipamentos de triagem, parcialmente equipados com os respetivos quadros de comando, sem quadro de controlo global.
Fornecimento de um sistema de comando global, baseado num PLC para o controlo da linha e num SCADA para monitorização.
Registo em base de dados de todos os eventos / alarmes da instalação e gestão da manutenção preventiva.
Integração dos quadros locais no sistema global de comando. A linha deve ter funcionamento completamente automático e com arranque / paragem a partir de HMI instalado na linha.
Quadro de força motriz e de comando separados, para instalação em sala própria com ventilação. A estação de supervisão será instalada num local adequado, não distante (50m) e com a acesso à Ethernet para monitorização / manutenção remota.
Os parâmetros globais de configuração do funcionamento da linha devem estar divididos em três níveis de acesso e acessíveis no PC do SCADA.
Os acionamentos devem estar equipados com “consola” de comando local AUT/MAN para tarefas de ensaios e manutenção.
Fornecimento de um quadro de força motriz modular equipado com conversores de frequência e disjuntores de alimentação dos equipamentos da linha.
Fornecimento de um quadro de comando equipado com o PLC – S7 e componentes do circuito de segurança.
Fornecimento de estação de supervisão equipada com PC + 2 Monitores e baseada no SCADA – WinCC
Execução do projeto elétrico, desenvolvimento do software para o PLC, HMI e SCADA.
Comissionamento e colocação em serviço.
A linha ficou com o funcionamento desejado e com a integração bem-sucedida dos equipamentos com quadro próprio. Os conversores de frequência nos acionamentos permitiram ganhos substanciais nos consumos energéticos. Os registos no SCADA permitem uma exploração mais rigorosa da linha no seu todo.